Educação Inclusivas nas Escolas Municipais de Campos dos Goytacazes
Da Pedagogia
Publicado em 08/06/2009 - 08:19:59 no site http://intertvonline.globo.com/rj/noticias.php?id=2700Escolas municipais de Campos vão aderir à educação inclusiva
Oito escolas municipais de Campos foram contempladas pelo programa Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais, criado no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), com objetivo de complementar a educação especializada.
As salas de recursos serão equipadas com material específico de atendimento à educação inclusiva no segundo semestre de 2009, visando atender a crianças portadoras de necessidades especiais da rede municipal de ensino.
As escolas que receberão o material são Pequeno Jornaleiro, no Centro; Maria Lúcia, Turf Club; Professora Eunícia Ferreira da Silva, no Parque Santa Rosa; Leopoldino Maria, em Nova Goytacazes; João Batista de Azeredo e José Giró Faísca, ambas em Travessão; José do Patrocínio, na Penha e Dr. Luís Sobral, em Guarus.
De acordo com a diretora do departamento de Ensino a Portadores de Necessidades Especiais da Secretaria de Educação, Cerlene Freitas, o MEC vai enviar softwares para comunicação alternativa, material de informática e globo terrestre adaptados, calculadora sonora, lupas manuais, dominó com textura, dominó de animais em língua de sinais, entre outros jogos pedagógicos.
As escolas contempladas serão reestruturadas para receber essas salas e isso vai acontecer de acordo com as orientações do MEC quanto à acessibilidade, disse Cerlene, lembrando o projeto de acessibilidade do Programa Nacional do ProInfância, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
As escolas construídas ou reformadas no âmbito do programa devem fazer as adequações necessárias, a fim de permitir seu uso por pessoas com deficiência. O objetivo do ProInfância é garantir atendimento educacional a crianças de 0 a 6 anos de idade por meio da construção de unidades escolares de qualidade.
Ao todo, a rede de Educação conta com 67 salas de recursos para atender a cerca de 600 crianças portadoras de necessidades especiais. Escolas municipais de Campos vão aderir à educação inclusiva
A notícia acima foi publicado em 08/06/2009 - 08:19:59 no site http://intertvonline.globo.com/rj/noticias.php?id=2700
Uma das 67 escolas inclusivas é a Escola Municipal Lions II,localizada no parque São Jorge, na qual possui uma sala de recursos que atende os alunos com necessidades especiais nos dois turnos(manhã e tarde)e também dá atendimento a crianças do entorno escolar. Estes alunos, em geral, são integrados em turmas regulares.Seu maior objetivo pressupõe a intenção de suplementar e complementar o trabalho realizado pelos professores do ensino regular.
O trabalho realizado pelas salas de recursos visa aprofundar conhecimento que contribuam para o desenvolvimento e aprendizagem de sua clientela, facilitando assim as suas inclusões escolares, sociais e através da utilização de recursos específicos que atendem às necessidades específicas sempre respeitando de forma imperiosa e individualmente deste, desde sua origem, cidadão.
O professor da sala de recursos, tem o papel de acompanhamento pedagógico junto à escola, onde está ocorrendo a inclusão.Os atendimentos devem ser planejados, registrados e revistos para suporte operacional e avaliação do trabalho.Cabe ao professor da sala de recursos estar sempre em contato com a família e com todos os profissionais que atendem ao seu aluno( incluindo médico, fonoaudiólogo, psicólogo, entre outros) a fim de trocar informações que com certeza trarão benefícios e acréscimos ao trabalhar por ele realizado. Nesta escola são atendidas crianças com deficiência auditiva e mental.
Alguns alunos visitando a 6ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes.
Muito interessante sua publicação, realmente precisamos que a educação inclusiva seja de fato uma realidade e é uma informação muito gratificante em saber que escolas de campos vai atender essas crianças.
ResponderExcluirEDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
ResponderExcluirACHEI MUITO INTERESSANTE VOCÊ DIVULGAR PARA AS OUTRAS PESSOAS, COM DETALHES, AS FORMAS E VEÍCULOS PELOS QUAIS SE INSERE A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E, MAIS AINDA, NOMES DE ÓRGÃOS E SETORES COMPETENTES E RESPONSÁVEIS QUE COLABORAM, VIABILIZANDO A REALIZAÇÃO E A EFETIVAÇÃO DESSE TRABALHO QUE FAVORECE A CRIAÇÃO DE REDES DE CONHECIMENTOS. E A COMUNICAÇÃO, POR MEIO DESSE PROCESSO, TORNA A DIVERSIDADE, NÃO OLHADA COMO UMA FORMA DE EXCLUSÃO MAS COMO UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE, DE MODO IGUALITÁRIO. AS SALAS MULTIFUNCIONAIS REPRESENTAM UMA FERRAMENTA FABULOSA NA ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS, UM MEIO FACILITADOR DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS DEFICIENTES E COM NECESSIDADES ESPECIAIS. PARABÉNS!
Parabéns pelo seu trabalho na sala de recurso, por que é muito importante ajudar as crianças com necessidades especiais para que consigam caminhar dentro de suas limitações e de um pouco de conhecimentos
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho que você está desenvolvendo, é bom saber que existem profissionais dedicados a Inclusão Educacional, Social e Digital. Todos sem distinção temos o direito de ter acesso ao saber e, esse trabalho é importantíssimo em virtude do trato com maravilhas de Deus que portam necessidades especiais. Ainda podemos acreditar em dias melhores para nossas crianças.
ResponderExcluirMarco Aurélio Piedade
Olá Cris!
ResponderExcluirBelíssimo trabalho feito em Campos dos Goytacazes com o uso da informática na educação, mostrando que é possível o aprimorarento constante do trabalho docente!
Abçs